Rinoplastia - William Machado
 

Rinoplastia

rinoplastia

A Rinoplastia, ou cirurgia estética do nariz, é um procedimento utilizado na correção de algumas deformidades estéticas nasais. Como, por exemplo, ponta nasal caída ou bulbosa, dorso largo, lateralizações, entre outras. Hoje em dia o conceito da cirurgia nasal está em manutenção da forma com preservação da função. Pois não adianta um nariz bem fino se o paciente não conseguir respirar de forma adequada.

 

Veja também:

 

Onde ficam localizadas as cicatrizes da rinoplastia? 

A localização das cicatrizes varia de acordo com o tipo de cirurgia a ser realizada, se endorrinoplastia (apenas cicatrizes internas) ou então exorrinoplastias (uma pequena incisão em região columelar). Contudo, as cicatrizes tendem a ser muito discretas. Mas, em casos especiais, quando as asas nasais são muito abertas, existem duas pequenas cicatrizes nos sulcos entre as asas e a face. No entanto, com o passar das semanas, tornam-se praticamente imperceptíveis.

Qual é o tipo de anestesia indicado?

O tipo de anestesia pode ser local com sedação ou geral. Por isso deve haver um consenso entre a equipe e o paciente.

Como ficará minha respiração após a cirurgia?

O paciente apresentará certa dificuldade para respirar nas primeiras semanas. Sobretudo, isto se deve ao edema na parte interna do nariz. Com o decorrer do tempo tende a, enfim, normalizar-se. Problemas respiratórios são ligados, principalmente, ao septo. No entanto, em muitos casos, pode ser corrigido no mesmo tempo cirúrgico.

Em quanto tempo terei o resultado cirúrgico definitivo?

A rinoplastia terá o resultado definitivo cerca de 1 ano após a cirurgia. Nesse meio tempo, o paciente poderá apresentar edemas (inchaços) transitórios, que tendem a diminuir com o passar dos meses.

Quanto tempo demora o ato cirúrgico?

Geralmente 1 a 2 horas.

Qual é o tempo de internação?

O período de internação geralmente varia entre 12-24 horas, a depender do tipo de anestesia.

São utilizados curativos?

Sim. Após o término da cirurgia, o nariz é tamponado e então mantido imobilizado com gesso. Assim permanece por 7 dias. O tampão é retirado normalmente após 24 horas. Em seguida à retirada o gesso, um curativo de micropore é deixado por mais 7 dias.

Podem acontecer sangramentos no pós-operatório?

Pode ocorrer um pequeno sangramento através do tamponamento de gaze, mas é normal nas primeiras 48 horas. Isto, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação, pois um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é mantido para aparar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não. A cirurgia estética do nariz apresenta pós-operatório indolor. Assim, quando ocorrer uma eventual dor, esta é, de fato, facilmente combatida com analgésicos que lhe serão receitados.

Existem riscos nessa cirurgia?

Nenhum procedimento cirúrgico é isento de risco, mas raramente uma cirurgia de rinoplastia determina sérias complicações. Por isso sempre procuramos preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório. Diminuindo, assim, os riscos do procedimento.

Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias?

Sempre com a cabeça discretamente elevada (travesseiro). Além disso, deve manter-se com a face voltada para cima (nunca lateralmente).

Quando poderei tomar sol?

Após o desaparecimento das equimoses (manchas roxas) que eventualmente podem ocorrer.

Qual a evolução pós-operatória?

O edema (inchaço), “manchas” roxas, dificuldade respiratória nos primeiros dias são comuns a todos os pacientes. Decerto, alguns apresentam estes fenômenos com menor intensidade que outros. Por isso, dê tempo que seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos. Por fim, lembre-se que nenhum resultado de cirurgia estética do nariz deverá ser avaliado antes do 6º mês do pós-operatório.

Recomendações pré-operatórias

– Comunicar-se conosco antes da cirurgia, em caso de gripe, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta;

– Internar-se no hospital indicado, em jejum de 8 horas inclusive de água;

– Evite bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas na véspera da cirurgia.

Recomendações pós-operatórias

– Cuidados especiais para com o gesso: não traumatizar o curativo, evitar a umidade ou a tentação de “retirá-lo para ver como ficou o nariz”;

– Obedecer à prescrição médica (receita);

– Não se preocupar com as narinas obstruídas;

– Não usar óculos, até que seja autorizado;

– Evitar sol até que todas as manchas roxas tenham desaparecido;

– Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases (o nariz está inchado);

– Tire conosco quaisquer dúvidas. Evite sensibilizar-se pelas opiniões dos amigos nesta fase inicial.

Agende sua consulta: (86) 99829-6475 (clique aqui)