Lipoaspiração - William Machado
 

Lipoaspiração

lipoaspiração

A lipoaspiração é uma cirurgia indicada para remover depósitos de gordura localizada, através de cânulas de ponta romba bem como um aparelho aspirador. Em geral, esses excessos estão localizados, principalmente, no abdômen, flancos, dorso e culotes. Mas, outras regiões do corpo também podem ser tratadas como, por exemplo, coxas, braços, pescoço e tórax. Assim, o objetivo da lipoaspiração não é emagrecer, mas sim melhorar contorno corporal.

A lipoaspiração está indicada para perder peso?

Não, a lipoaspiração não está indicada como forma de redução de peso. Mas sim, de fato, para tratamento de lipodistrofias e melhorar o contorno corporal com a remoção da gordura localizada. Portanto, o ideal é que o paciente não esteja acima do peso ideal antes do procedimento.

 

Veja também:

 

Como é realizado o procedimento?

O paciente deve estar em ambiente hospitalar. Dessa forma é realizada anestesia e, após o término, uma solução é infiltrada nos locais onde se pretende realizar a cirurgia. Assim, cria-se uma tumescência local e facilita a remoção da gordura com riscos reduzidos. Após cerca de 20 minutos, é iniciada a cirurgia. Nesse sentido, são feitas pequenas incisões na pele por onde são passadas as cânulas que irão lipoaspirar a gordura.

Qual o tipo de anestesia utilizada?

O procedimento pode ser realizado com anestesia local e sedação, assim como bloqueio ou anestesia geral, de acordo com o paciente.

Qual a duração da cirurgia?

A duração do procedimento varia de acordo com a quantidade e extensão das áreas a serem tratadas. Desse modo, pode durar de 1 a 4 horas.

Qual o tempo de internação?

Em média um dia.

Há risco na cirurgia de lipoaspiração?

Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, a lipoaspiração não está isenta de riscos. Com o intuito de reduzi-los é importante que se faça uma boa avaliação pré-operatória. Sobretudo com exames e avaliações, técnica cirúrgica adequada, limites de lipoaspiração bem definidos em consonância com as recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Bem como um pós-operatório adequado seguindo todas as recomendações feitas pelo médico assistente.

Como são as cicatrizes de lipoaspiração?

As cicatrizes têm, em geral, bom resultado estético ficando quase imperceptíveis. Pois elas são feitas em locais que ficarão cobertos pelas roupas, ou seja, não ficam aparente.

São utilizados curativos?

Sim, além de cintas especiais que ajudam a modelar o contorno corporal.

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

O resultado definitivo é observado em torno de 1 ano pós-operatório. Mas, após o terceiro mês, grande parte do edema (inchaço) desaparece. Dessa forma, percebe-se a melhora na forma e no contorno corporal.

A drenagem linfática é importante para o resultado da lipoaspiração?

A drenagem linfática é muito importante, pois ajuda a diminuir mais rapidamente o edema (inchaço) e a dor pós-operatória. Além disso, reduz a fibrose e, dessa maneira, melhora a qualidade do resultado.

Quando poderei voltar às minhas atividades normais?

Os exercícios devem ser iniciados progressivamente após 02 semanas, com caminhadas leves e a seguir evoluir após o 1º mês para atividades de musculação. Lembrando que esses intervalos variam de acordo com o paciente.

Quando são retirados os pontos?

Quando aplicados pontos externos estes devem ser retirados em torno do 8°pós-operatório.

Quando poderei tomar banho completo?

No dia seguinte à cirurgia.

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS

– Comunicar-se com seu cirurgião plástico antes da cirurgia, em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc;

– Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação;

– Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito volumosas, na véspera da cirurgia;

– Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos;

– Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 4 a 5 dias.

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS

– Evitar esforços por 8 dias;

– Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentados (a), assim como evitar ao máximo, esforços físicos;

– Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de 1 semana;

– Obedecer à prescrição médica;

– Voltar ao consultório para os curativos subsequentes, nos dias e horários estipulados;

– Provavelmente você estará se sentindo tão bem, a ponto de esquecer que foi operada recentemente. Vale ressaltar que entre o 3° e o 5° dia pós-operatório, poderá haver uma discreta depressão emocional ou mesmo física. Isto é previsto e explicável pela recuperação do seu organismo, em prol da sua fisiologia corporal;

– Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com o seu cirurgião plástico, e somente com ele, quaisquer dúvidas que possam advir;

– Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperprotéica (carnes, ovos, leite) assim como a ingestão de frutas;

– Aguarde para fazer sua dieta ou regime de emagrecimento, após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria, poderá determinar consequências difíceis a serem sanadas.

Agende sua consulta: (86) 99829-6475 (clique aqui)